Nossa Metodologia

    Colégio Ramo da Videira funciona como um espaço de aprendizagem, onde o aluno é estimulado a ser o verdadeiro agente do processo de construção do seu conhecimento. Por isso, colocamos as crianças em contato direto com os objetos do conhecimento de modo a favorecer, de forma cooperativa, uma maior compreensão e um conhecimento mais apurado da cultura em que estão inseridas, promovendo assim o aprendizado contínuo.

    Trabalhamos com a teoria de ensino sócio-interacionista que compreende três aspectos fundamentais:

    O Aspecto Instrumental – refere-se à natureza como mediadora das funções psicológicas mais complexas. Não apenas respondendo aos estímulos apresentados pelo meio, como também o alterando-os e usando as modificações. 

    O Aspecto Cultural – envolve os meios socialmente estruturados pelos quais a sociedade organiza os tipos de tarefas que a criança em desenvolvimento deve enfrentar, e os tipos de instrumentos mentais e físicos que ela dispõe para dominar estas tarefas. 

    O Aspecto Histórico – os instrumentos culturais expandem os poderes do homem e estruturam seu pensamento.