Sobre o Ensino Fundamental

    FUNDAMENTAL I

    Nessa fase o objetivo é promover o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos e principalmente, cognitivo. Enfatizamos o trabalho específico de coordenação motora escrita, a iniciação à leitura e alfabetização da criança, através da construção, compreensão e interpretação da linguagem escrita, relacionando os símbolos gráficos (letras) e seus fonemas, visualizando e identificando as famílias silábicas no texto, agrupando-as e formando palavras.

    O raciocínio lógico-matemático é trabalhado através de atividades de identificação dos símbolos (numerais) e representação quantitativa dos mesmos, enfatizando os conceitos matemáticos e a realização de operações. Promovemos também nessa fase a consolidação dos conceitos básicos de cidadania, meio ambiente, respeito, inclusão social, solidariedade e caráter.

    FUNDAMENTAL II

    Nessas séries os conhecimentos particulares adquirem maior importância, em paralelo com os aspectos abordados na fase à infância como a cidadania, inclusão social e caráter.

    A iniciação à gramática é enfatizada, destacando a ampliação do pensamento através da construção, compreensão e interpretação da linguagem escrita. O raciocínio lógico-matemático é trabalhado através de operações voltadas para o cotidiano.  Dentro das Ciências Naturais são abordados os aspectos corporais e ambientais. Os conhecimentos de História e Geografia ganham enfoques diferenciados, onde os conteúdos  trabalhados são voltados para a regionalização e a historicidade local e nacional.

    Nesta fase há a consolidação dos conceitos que fazem parte da personalidade e, por isso, destacamos a valorização dos princípios, éticos e de cidadania, promovendo atitudes de respeito, caráter e solidariedade. Na Educação Física são trabalhados os jogos, os esportes, a dança, a expressão corporal e a recreação, através de atividades que estimulem o desenvolvimento da coordenação motora, lateralidade, percepção, agilidade e a socialização, muito importantes na infância.